É sempre em uma sexta-feira que o mundo resolve mudar

Acelerei meu carro, estrada quente, sol contínuo – Hoje passarei o dia comigo

Não tem ninguém neste lugar

Estacionei em uma sombra e fui andar, me encontrar, conversar

O vento das árvores tirava a minha atenção do que eu falava em movimento

Um louco andando enquanto fala sozinho

Mas na natureza ninguém irá julgar

O barulho da água da cachoeira

Meu bem, me ligue! Estou tentando te encontrar

Péssimo momento para conferir o celular

Não quiseram me ligar a semana inteira então hoje não, hoje eu não vou me emocionar

Tentei esquecer o mundo lá fora, olhei com verdade para este lugar

Continuei minha auto-conversa – caminhando para me encontrar

Nenhuma pessoa por perto

Estou acostumado a enxergar tanta gente

Cansei de me concentrar, resolvi gastar as minhas energias

Resolvi me atravessar

Tirei a minha roupa, fiquei de sunga e entrei na água gelada da cachoeira

Minha mente se esvaziou

Meu corpo congelando

É como se esse fluxo de água caísse nos meus ombros e como em um choque, me mostrasse todo o seu peso, toda a energia deste longo trajeto feito até aqui, esse ciclo destas águas

As águas tentaram me derrubar

Meu amor, onde está você? Nadando em outras praias?

Aqui nessa queda d’agua me sinto como na TV – assistido, conectado

Abri os olhos, respirei profundo como quem sobe de um longo mergulho

As pedras pisadas pelos meus pés

A areia rala que é empurrada pelas águas

Calcanhar cansado de tanto me sustentar

Abandonei o meu corpo

Fui sendo levado

O peso dos meus ombros nunca mais me pesaram

Assim, boiando nestas águas, vejo as folhas altas e ouço o que as árvores falam

Cantamos uma nova canção

Alguns pássaros vieram ajudar

Não preciso de ti, não preciso te encontrar

Cachoeira mansa dos milagres aquáticos e subversivos

Resolveu me abençoar

De tanto ser levado, me levantei – comecei a nadar

Fui descendo rio abaixo

Na mata animais correm do meu lado enquanto eu nado

Insetos modificando este lugar

Agora o sol, depois a lua e o luar

Estava na beira do rio

Chamei pelo caboclo

Meu amigo, eu posso atravessar

Nadei com toda a força

Nadei

Fui me transformar.

Igor Florim